Diamante lapidado da emissora, a trama foi vencedora do Emmy Internacional em 2015
O setor cultural ficou bastante limitado ao longo do ano de 2020 com a pandemia de Covid-19.
Ainda assim, havia uma ponta de esperança de que, com o passar do tempo, e, principalmente, com a chegada da vacina, o mercado audiovisual retomasse o fôlego em 2021.
Com a mudança de ano, a situação da doença no Brasil também mudou, para pior. Atualmente, a terceira onda de infecções se mostrou mais intensa e devastadora através dos números.
Com mais uma paralisação dos trabalhos nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e um ritmo de gravação muito aquém do normal, a Globo se viu obrigada a escalar mais uma reprise para o horário nobre.
A partir desta segunda, dia 12, a trama de “Império” volta ao ar em edição especial para que os trabalhos de “Um Lugar Sol”, novo folhetim inédito, sejam finalizados com calma e sem surpresas.
“A gente recebeu essa notícia da reprise com um misto de alegria e tristeza. Todo mundo quer entregar produtos novos. A gente está fazendo coisas novas, mas estamos impedidos de evoluir com esses projetos por conta da pandemia e toda a incompetência que ronda o seu combate. Fui pego com surpresa sobre a reprise de ‘Império’, mas estou animado para rever”, explica Alexandre Nero, que viveu o protagonista José Alfredo.
A trama de Aguinaldo Silva começa ainda na juventude de José Alfredo.
Na primeira fase da novela, o protagonista foi vivido por Chay Suede.
Ao chegar no Rio de Janeiro, ele se apaixona por Eliane, papel que foi dividido por Vanessa Giácomo e Malu Galli. Porém, os dois são separados pelas armações de Cora, vivida por Marjorie Estiano que, logo depois, é assumida por Drica Moraes.
Sem o grande amor da sua vida, ele acaba se envolvendo nos garimpos brasileiros.
O tempo passa e ele torna-se o Comendador José Alfredo de Medeiros, comandando um império de pedras preciosas.
“Esse personagem foi um divisor de águas na minha carreira. Foi uma aposta do Aguinaldo porque eu não achava que daria certo me colocar no posto de protagonista. Fiquei sabendo do papel pela imprensa. Mas o Aguinaldo faz umas coisas meio malucas que sempre dão certo”, valoriza Nero.
Casado com a aristocrata Maria Marta Mendonça e Albuquerque, de Lilia Cabral, José Alfredo é pai de três filhos – José Pedro, Maria Clara e João Lucas, vividos por Caio Blat, Andréia Horta e Daniel Rocha.
“Essa novela é cheia de momentos inesquecíveis. Nesse momento em que estávamos vivendo, essas reprises são um alento. Já é a minha terceira reprise no horário nobre. Fico feliz porque, para mim, é só entretenimento. Não preciso me preocupar em acertar ou com a gravação do dia seguinte”, ressalta Lilia.
Em paralelo com sua vida familiar, José Alfredo também mantém um relacionamento amoroso com a jovem Maria Ísis, papel de Marina Ruy Barbosa.
Moça pobre de uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro, ela se apaixona verdadeiramente pelo comendador.
Seus pais, Magnólia e Severo, vividos por Zezé Polessa e Tato Gabus Mendes, quando descobrem o romance da filha, tratam de se aproveitar da situação.
Eles acabam sustentados pela mesada que Maria Ísis recebe de seu amante.
“A Maria Ísis foi a minha primeira personagem mais adulta. Eu tinha 19 anos na época e estava com muito medo desse projeto. Eu era muito menina e contracenando com atores incríveis, como a Lilia e o Nero. Me questionava se eu daria conta do recado. Foi um projeto muito feliz, de sucesso e todo mundo acabou comprando a ideia”, afirma Marina.
Exibida originalmente entre os anos de 2014 e 2015, “Império” ficou marcada por um surpreendente percalço na reta final.
Por problemas de saúde, Drica Moraes precisou deixar definitivamente o elenco da novela.
Sem capítulos ou cenas gravadas previamente, a direção e o autor decidiram convocar Marjorie, que viveu o papel na primeira fase, para reassumir a personagem nos últimos capítulos.
“Foi o retorno da fênix, né? (risos) Foi marcante porque nunca achei que algo assim aconteceria. Eu estava totalmente dedicada ao meu novo CD quando o Papinha me ligou e me explicou a situação. Foi uma loucura retornar em outro contexto e com um elenco diferente. Lembro que foi exaustivo pega esse trem em andamento. Ao mesmo tempo, eu me diverti demais. A Cora era uma personagem absolutamente contraditória”, relembra Marjorie.
Quem é quem
Núcleo do Comendador
José Alfredo de Medeiros (Chay Suede/Alexandre Nero) é homem de um passado humilde.
Atualmente é dono da rede de joalherias Império e se tornou um milionário.
Ele se casa com Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral), uma aristocrata que perdeu tudo, menos a pompa.
Os dois vivem uma espécie de exílio devido à relação desgastada.
Eles são pais de José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andréia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha).
Os três travam uma briga pelo controle do império do pai.
Núcleo Cora
Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes) é uma grande megera.
Maledicente, fofoqueira e manipuladora – principalmente quando encontra pela frente alguém mais fraco, como é o caso da irmã Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli).
Na juventude, ela foi a responsável pela separação entre Eliane e José Alfredo.
Após a morte da irmã, Cora começa a manipular a sobrinha Cristina (Leandra Leal) para que ela vá ao encontro de seu verdadeiro pai, José Alfredo.
Cristina é uma moça batalhadora e irmã de Elivaldo (Rafael Losso). Na adolescência, ele engravidou Tuane (Nanda Costa), uma moça da vizinhança.
Quando teve o bebê, tratou de entregá-lo ao pai Elivaldo e sumiu no mundo. Agora volta, dez anos depois, querendo a criança de novo.
Núcleo Maria Ísis
Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) é uma jovem linda, mas extremamente frágil.
Vive dividida entre a fidelidade à família de aproveitadores e o amor sincero que sente pelo Comendador.
Sua mãe, Magnólia (Zezé Polessa), é uma mulher interesseira e inescrupulosa.
Ao lado do marido Severo (Tatu Gabus Mendes), ela explora a filha de todas as formas.
Além de Ísis, os dois são pais de Roberto (Rômulo Neto), um rapaz extremamente bonito, mas preguiçoso.
Núcleo família Bolgari
Cláudio Bolgari (José Mayer) é um famoso cerimonialista.
Casado e feliz com Beatriz (Suzy Rego), ele mantém segredo sobre sua homossexualidade.
Os dois são pais de Enrico Bolgari (Joaquim Lopes) e Bianca Bolgari (Juliana Boller).
Enrico é dono de um restaurante renomado na cidade e é noivo de Maria Clara.
Já Bianca Bolgari é uma jovem estudiosa e aplicada.
Ela tem uma paixão disfarçada por João Lucas.
Fonte: Correio do Estado
Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.